segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Porto de Pelotas (Reportagem feita por: Francine e Carlos)

Localidade portuária pelotense (informações retiradas de sites de pesquisa, como: Wikipedia e sites governamentais do Rio Grande do Sul, adaptado em certas partes por ambos autores da reportagem)

O Porto de Pelotas é um porto fluvio-lacustre localizado ás margens da Lagoa dos Patos, no município de Pelotas, Rio Grande do Sul. Esse é também o nome de um bairro do mesmo município. 

O Porto é administrado pela Superintendência de Portos e Hidrovias, órgão do governo estadual, e recebeu a condição de porto alfandegado, ou seja, autorização para operar com comércio exterior, da Receita Federal do Brasil. Considerando sua proximidade com o porto de Rio Grande, é também um porto alimentar.

Exerce importante papel no processo de desenvolvimento econômico da metade sul do estado, na geração de trabalho e renda e na diminuição dos custos logísticos para as empresas exportadoras e importadoras da região.

O Porto apresenta disponibilidade de armazenagem em áreas fechadas ou abertas. É constituído de um cais acostável de três berços, com extensão total de quinhentos metros, e três armazéns para carga geral e granéis.

Área

A área do mesmo é composta pelas instalações portuárias terrestres existentes na margem esquerda do Canal do Engenho, desde o arraio Santa Bárbara até o arroio Pepino, abrangendo todos os canais, docas, pontes, píeres de atracação e de acostagem, armazéns, pátios, edificações em geral, vias internas de circulação rodoviária e ferroviária, terrenos adjacentes e, na margem direita do Canal do Engenho, pela Ilha de José Malandro. A infra-estrutura de proteção e acessos aquaviários, compreende os canais do Engenho, da Boca do Arroio, do Araçá, da Foz de São Gonçalo e da Barra, até o Canal da Setia e áreas adjacentes a esse, até também as margens das instalações terrestres do porto.

Acessos

Rodoviário

A BR-293, liga Pelotas a fronteira sul do Estado e as cidades, como Bagé e Santana do Livramento. Através de ligação com a BR-290, possibilita o acesso ao Porto Seco Uruguaiana e a ponte internacional.

A BR-471, permite acesso ao sul, com a cidade de Chuí e a fronteira uruguaiana, e, ao norte, através de conexão com a BR-392, com o centro do Estado.

A BR-116, liga Pelotas a Porto Alegre e a Caxias do Sul, bem como ao centro do país.

Hidroviário

O canal São Gonçalo, liga a lagoa Mirim a Lagoa dos Patos e ao Porto.

Equipamentos

Atualmente, o parque de máquinas do Porto conta com dois auto-guindastes sobre esteiras, uma balança rodoviária de até sessenta toneladas, duas empilhadeiras de garfo frontal (2,5 a 7,5 toneladas), um guindaste elétrico tipo canguru de três pás carregadeiras. 


Imagens gerais (aéreas e não-aéreas)


Vista aérea do Porto de Pelotas


Ilustração dos equipamentos


Mais uma imagem aérea de um navio atracado


Navio atracado no Porto de Pelotas junto ao Canal de São Gonçalo - RS







Nenhum comentário:

Postar um comentário